Retorno sobre investimento


Quem estuda Marketing ou Finanças conhece muito bem a sigla ROI. Em inglês, o 'return on investment' não é nada além de sua tradução ao pé da letra.

Definido em finanças como o lucro que você tem sobre aquilo em que você investe, no marketing (que não é uma ciência exata), é mais abrangente aplicando-se em mensurar o resultando que você recebe sobre algo a que se dedica.

Algumas pessoas gostam mais de arriscar que outras, seja nos negócios exatos como finanças, ou nos não tão exatos assim, como o marketing. Mas e na vida? Há formas de arriscar?

Segundo estudos e vivências, é vital para o desenvolvimento humano equilibrar todas as áreas da vida, faz parte da realização e do sucesso! Nisto devemos ter em mente que em nossa vida, temos áreas diferentes que necessitam de atenções diferentes em determinadas horas do dia ou da nossa própria caminhada.

Nestas principais áreas podemos aplicar o ROI de foma simples e clara analisando se as forças e o tempo aos quais nos dispomos para uma área, remete resulta no retorno esperado. Pergunte a si mesmo: O tempo que entrego por dia ou semana é relativo ao retorno que possuo desta área? 


Podemos fazer um simples teste analisando e perguntando para cada setor de nossas vidas dividindo-os em:

Religiosidade: Se refere a algo que nos conecta com o ser superior, seja na religião, ou na espiritualidade fora de cultos ou costumes religiosos. 
► Como você se dedica à este espaço em sua vida? Há minutos ou horas semanais para que você possa ter um retorno tranquilizador no seu estado de espírito? 
_O retorno espiritual que tenho é relativo ao tempo que me dedico à religiosidade?

Família: As pessoas ligadas a nós pelo vínculo de sangue, ou seja, pela relação biológica, seja, do mais próximo ao mais distante.
► Tenho dado atenção necessária aos meus vínculos familiares? Tenho mais colaborado com minha família, ou tenho mais pedido ajuda? Quanto tempo faz que não vejo um familiar em específico?
_O retorno afetivo que tenho é relativo ao tempo que me dedico à família?

Relacionamentos: Namoro, casamento, amizades, círculos sociais, colegas, vizinhos e conhecidos.
► Como anda meu ciclo de relacionamentos? Conheço muita gente e converso com todos que conheço? Meu casamento (ou namoro) interfere em outras áreas? Isso atrapalha ao tentar conseguir algo em minha vida? Sinto falta de contatos que hoje não possuo mais?
_O retorno de influência que tenho é relativo ao tempo que me dedico aos relacionamentos?

Trabalho: Serviços que desempenhamos seja de forma remunerada ou colaborativa. Algo que está em sua lista de obrigações.
► Trabalho mais do que deveria? Sou reconhecido como deveria pelo tempo que disponho? Dedico-me 100% ao meu trabalho quando estou nele?
_O retorno financeiro ou satisfação que tenho são relativos ao tempo que me dedico aos meu trabalho?

Formação: Estudos, crescimento intelectual, informação, cursos, treinamentos, capacitações, especializações e conhecimentos em nossas vidas. 
► Estudo mais do que deveria? Nunca estudo? Sei conversar e opinar sobre vários assuntos? Sei do que acontece ao meu redor e no mundo? Me acho inteligente o suficiente? 
_O retorno intelectual que tenho é relativo ao tempo que me dedico à formação?

Vida Social: São valores, colaborações, trabalhos voluntários, trabalhos éticos, complementares aos relacionamentos e formação.
► Ajudo a quem precisa? Faço (ou já fiz) a diferença na vida de alguém? Já poderei ser lembrado por alguém ou algum motivo específico? Sou solidário em causas humanitárias?
_O retorno humano que tenho é relativo ao tempo que me dedico a minha vida social?

Lazer: Tempo dedicado ao ócio, ao descanso, ao passatempo ou a um esporte ou atividade que lhe agrade como hobby.
► Tenho um hobby? Faço alguma atividade que me ajuda a descarregar a carga de estresse do meu dia-a-dia? Quanto tempo por semana dedico a essa prática não relacionada ao meu trabalho?
_O retorno de descanso que tenho é relativo ao tempo que me dedico ao lazer?

Saúde: Cuidados com o corpo, alimentação, postura, dores e tratamentos.
► Tenho dores frequentemente? Tenho frequentado o médico regularmente? Quando tenho algum problema de saúde priorizo ou espero por outras coisas?
_O retorno saudável que tenho é relativo ao tempo que me dedico à minha saúde?

Tendo em vista que uma área não pode tomar tempo de outra, nem tão pouco a dedicação devida de uma tomar o espaço da outra, procure se agendar e se equilibrar de forma em que tudo tenha o retorno proporcional ao investimento que você coloca, nem menos nem mais.

Que cada área tenha, pela importância em sua vida, somente seu devido espaço. 
Assim você estará no rumo do sucesso pessoal, antes de qualquer outro sucesso em sua vida.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock