Um em cada três jovens nunca usa camisinha


Uma pesquisa inédita foi feita no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) e Comportamentos de Risco entre Jovens, realizado pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os resultados preocupam quanto à proximidade juvenil ao sexo, já que 38,2% das jovens brasileiras entre 14 e 25 anos revelaram que nunca ou quase nunca usam camisinha.

Entre os homens da mesma faixa etária, a proporção ainda é grande, mas diminui para 29,6%. Se levarmos em consideração ambos os sexos, 34% dos jovens não usam o preservativo.

Em plena campanha de vacinação feminina do HPV, não são somente as doenças que preocupam no efeito 'causa-consequência', a pesquisa ainda apontou que 32% das jovens entre 14 e 20 anos já engravidaram; e que 12,4% das meninas tiveram sua gestação interrompida.

Região Sul apresenta os maiores índices de negligência em relação à prevenção 34,8% sendo que o estudo contou com 1.742 entrevistados em 149 municípios de todo o País.

Um dado divulgado na Folha de londrina esta semana, conta que atualmente, no Paraná, segundo Elisete Ribeiro, coordenadora do Programa Estadual de Controle das DSTs, Aids e Hepatites Virais, 54% das pessoas que vivem com HIV têm até 34 anos. Ela afirma que a grande maioria deles contraiu o vírus há cerca de dez anos.

Do jovem pro jovem
Um dos trabalhos desenvolvidos pela Sesa é o Programa Protagonismo Juvenil na Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. No último dia 10, um encontro estadual foi realizado em Curitiba, com a participação de estudantes de instituições de ensino superior, além de professores e profissionais de saúde. A ideia é formar uma rede de protagonistas para divulgar as formas de prevenção.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock