Desde a colonização brasileira, os negros têm espaços, culturas oportunidades diferentes em nosso país. Com esta e muitas outras justificativas, as cotas raciais são aplicadas em vários setores da nossa sociedade, e agora, chegaram à política!
Esta semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou uma espécie de "cota racial" para o legislativo.
A ideia é reservar vagas para deputados negros na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas e também na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O texto ainda precisa ser analisado em uma comissão especial da Câmara e, por isso, ainda não tem data para ser votado em plenário.
A conta deste percentual (se aprovado e em vigor), vai ser definida de acordo com o número de pessoas que se declararam pretas ou pardas no censo demográfico feito pelo IBGE, o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Assim, nas eleições após isto, cada eleitor terá que votar em dois candidatos: um tirado de uma lista formada apenas por negros e outro candidato de uma lista geral.
O que você acha desta ideia? Comente conosco, vamos ler seu comentário no próximo programa #AquiTemJovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário