Jovens unidos no 51º congresso da UNE


Trinta anos da Lei de Anistia, o AI-5 Digital, Lei Rouanet e crise mundial. Todos serão temas de debates do 51º Congresso da UNE que acontece em Brasília a partir desta quarta-feira, 15 de julho. Cerca de 10 mil estudantes movimentarão a UnB e a cidade. Apenas da cidade de São Paulo, dez ônibus devem chegar à capital do país nos próximos dias. Nas últimas semanas, cinco mil delegados foram eleitos representando 90% das instituições de Ensino Superior do Brasil.

O Congresso da UNE deste ano será o maior da história do movimento estudantil. A programação inclui debates, painéis, plenárias, atos públicos, passeatas e também ações culturais.

A delegação do Paraná marcará presença com cerca de 270 estudantes. Segundo o presidente da União Paranaense, Paulo Moreira, todos eles estão muitos empolgados com a passeata em defesa da Petrobrás. “É um contexto histórico muito importante. Com o pré-sal, o Brasil tem a possibilidade de resolver alguns problemas sociais crônicos. Se a população se manifestar podemos melhorar a saúde e educação”, explica.

De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), durante os cinco dias de Congresso os participantes terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do movimento estudantil e avaliar o papel do governo e dos movimentos sociais no cenário da educação.

Segundo a organização, todos os estudantes inscritos terão direito a alojamento, transporte e alimentação. As refeições serão feitas tanto no restaurante universitário da UnB quanto no ginásio Nilson Nelson.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock