Jovem em um cargo de responsabilidade? Veja como passar confiança!


No site de um amigo, Rodrigo de Souza (veja Suporte Pessoal) encontrei esta matéria que é muito interessante, vale a pena conferir:

Você estudou muito, começou a trabalhar cedo e agora já vê os resultados do seu esforço: chegou a um posto de responsabilidade na empresa antes dos 30 anos.
Pode ser considerado um "jovem talento". O fato, apesar de ser positivo, pode ter implicações negativas.
A primeira delas é a desconfiança por parte de clientes, fornecedores e até mesmo dos colegas de equipe. "Isso acontece tanto pela idade mesmo do profissional, que faz com que as pessoas pensem que não têm experiência ou conhecimento suficientes; ou por preconceito dos mais velhos e das pessoas com mais tempo de empresa, que se julgam mais competentes", afirmou a consultora de RH (Recursos Humanos) da Catho Online, Camila Mariano. O que fazer?
Questionada sobre o que o jovem profissional deve fazer em uma situação como esta, Camila afirmou que ele deve "demonstrar que conhece bem do negócio e que não está em seu posto à toa".
De acordo com ela, a partir do momento que mostrar competência é que ele passará a ganhar credibilidade.
Além disso, ele deve atentar à forma como lida com a equipe. "Assim como tem de mostrar o trabalho para o superior, tem de mostrar para os membros da equipe: provar para ela que é competente, assim como faz para o superior", explicou a consultora.
Mas não são só aspectos relacionados às atividades e ao relacionamento que o jovem talento deve se preocupar.
O comportamento conta muito para passar confiança.

Veja algumas dicas dadas por Camila:
- Comportamento: o jovem é mais extrovertido, mas ele tem de mostrar um comportamento maduro, com seriedade;

- Modo de se vestir: é preciso se adequar à forma como a empresa conduz esta questão, buscando discrição e sendo o mais sóbrio possível em relação ao traje;

- Vocabulário: evite as gírias e, principalmente, jargões muito novos na área, que podem não funcionar com os profissionais com mais tempo no mercado de trabalho.

Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock