Vacina contra HPV para jovens até segunda-feira

vacina, hpv, doença, jovens, londrina

A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, a vacina contra o vírus HPV para jovens mulheres e homens de 15 a 26 anos até o próximo dia 28, segunda-feira.

Este período de público-alvo ampliado é para evitar o desperdício destas vacinas. O Ministério da Saúde autorizou aos municípios que tenham vacina de HPV em estoque a aplicá-la em homens e mulheres com esta faixa etária 15-26 anos, para evitar o desperdício destas vacinas já que têm o prazo de validade até setembro. 

São 53 UBSs no município com a vacina disponibilizadas.

Para receber a vacina, os interessados devem procurar a UBS mais próxima e apresentar a carteira de vacinação e documento com foto. Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de dois meses e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação contra HPV para a faixa etária já incluída no Calendário Nacional de Imunização, ou seja, meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, continuará sendo feita normalmente. 

A vacina ofertada pelo SUS é quadrivalente, assim ela protege contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18) e possui até 98% de eficácia para quem segue o esquema vacinal corretamente.

A vacinação contra o HPV para meninos e meninas com idade inferior a 15 anos é de duas doses, com intervalo de seis meses entre uma aplicação e outra.

Para pessoas com mais de 15 anos são aplicadas três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose e seis meses entre a segunda e a terceira aplicação.

Nas mulheres, a vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva, vaginal e anal, além de lesões pré-cancerosas, verrugas genitais e outras infecções causadas pelo vírus.

Entre meninos, a vacina tem como objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, além de doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock