Música tema de 2015


Fim de ano chega e certamente nos pegamos logo imaginando uma retrospectiva de tudo que foi vivido nos últimos doze meses. Emoção e alegria deveriam tomar conta do Natal e Ano Novo, porém, na lembrança do nosso 2015 temos mais vergonha que emoção

Se a sociedade brasileira pensar em sistema público, governo e política pouca coisa nos lembraremos de bom deste ano que passou. Com imensa infelicidade, o estudante brasileiro (em especial paulista e paranaense) não tem nada pra recordar em questão aos principais acontecimentos do ano. Os dois estados governados pelo PSDB, São Paulo por Geraldo Alckmin e Paraná por Beto Richa, enfrentaram uma crise implantada na meta de empobrecer o sistema educacional.

Paraná enfrentou desde o começo do ano o terror nas universidades que desencadeou a greve de professores, servidores e alunos, perdendo mais de meio ano letivo e atrasando as atividades de 2015 para terminarem somente em 2016. Nos protestos deste ano o governo partiu com a Polícia Militar pra cima dos professores, servidores estaduais e universitários culminando no 'épico' conflito de 29 de Abril em Curitiba.



Em São Paulo os alunos tiveram que ocupar as próprias escolas para não perdê-las e o governo também reagiu com policiamento, desta vez contra os secundaristas. O ponto alto deste conflito foi quando a Polícia Militar usou bombas e armas na manifestação de estudantes na Avenida Nove de Julho, próximo ao Viaduto Júlio de Mesquita Filho, no Centro de São Paulo.



Mas claro, não para por aí! Nos interiores deste Brasil que clama por educação (e muitas vezes nem sabe disso), as crises de ensino esbarram em leis, regras, salários e precariedade estrutural que aos poucos resultam em tantos estudantes e professores machucados quanto deste conflitos armados.

Claramente por estes motivos, a música 'O Trono de Estudar' em poucos dias explodiu com os compartilhamentos na internet. Composta pelo paulista Dani Black, a música foi apresentada pelo próprio autor aos estudantes e demais cantores na Virada Ocupação, um evento estudantil cultural organizado após os conflitos paulistas.

Mesmo filho da renomada cantora Tetê Espíndola com o compositor e violonista Arnaldo Black, Dani não precisou contar com nenhum tipo de influência para que mais de 15 nomes da MPB incluindo Chico Buarque, Zélia Duncan, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Dado Villa-Lobos fizessem uma versão da canção num clipe que atingiu mais de mais de 500 mil visualizações em apenas dois dias.

Esta com certeza se tornou a música que retratou o ano de 2015, e fica com tema deste ano que merece ser esquecido no âmbito público, politico-educacional no Brasil.




BÔNUS: Algumas outras musicas deste ano ainda destacam outros momentos de revolta social quento a política no Brasil. Para quem não acompanhou seguem mais duas inspiradoras letras de 2015.

 GABRIEL O PENSADOR - CHEGA 


 MC GARDEN E FABIO BRAZZA - GERAÇÃO DE PENSADORES 



Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock