Jovem presidenta da UBES é presa em SP enquanto luta pela educação no estado

Foto: 
O caos na educação do Brasil mostra que o preço que se paga para ter um ensino de qualidade em nosso país é cada vez mais caro. Enquanto jovens (muitos), não possuem o mínimo acesso à uma educação digna, outros que já possuem precisam lutar para que isso seja mantido e ainda sofrem consequências desta luta.

Uma das provas disto foi a prisão da estudante Camila Lanes, 19 anos, presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), por volta das 21hs de ontem, dia 01, em São Paulo num protesto na Av. 9 de Julho.
O último caso de um presidente da máxima instituição dos estudantes secundaristas preso foi na ditadura militar!
Camila estava ao lado dos demais que representa na UBES enquanto manifestavam-se contra o fechamento de 93 escolas e o projeto de reorganização escolar no estado de São Paulo.

Esta específica ação foi realizada pelos alunos da Escola Estadual Maria José, na Bela Vista, centro da capital Paulista. Conhecida como Mazé, a escola havia sido atacada na tarde do mesmo dia pela PM, que queria forçar uma desocupação.


O vídeo abaixo mostra o avanço da Tropa de Choque, já durante a noite, sobre estudantes secundaristas que protestavam na Av. 9 de Julho.


Camila Lanes está a menos de 30 dias na presidência da UBES. A paranaense de São José dos Pinhais foi eleita no 41° CONUBES entre os dias 12 e 15 de novembro em Brasília, até então Camila estava na presidência da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES) que publicou um vídeo em solidariedade e alerta, na fala de seu atual presidente Matheus dos Santos

Em seu Facebook, no início da madrugada, Camila publicou sobre o ocorrido e comunicou sua liberação.




Assim como Camila, vários jovens têm sido presos por policiais que estão ordenados a  reprimirem as ações estudantis de ocupação. Algumas páginas no Facebook como Jornalistas LivresUBES Educação e O Mal Educado, publicam várias postagens de repressões e detenções.




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock