6 ideias de penitências legais da Quaresma que você pode fazer

comida, facebook, instagram, internet, lugares, penitencia, praticas, quaresma, redes sociais, roupas, snapchat

Como muita coisa na bíblia, a quaresma não nasceu com o cristianismo, já existia antes e foi citada algumas vezes no antigo testamento. Porém, nas religiões cristãs, os '40 dias' também são repletos de significados simbólicos.

Você sabia pode usar esse tempo que começa para uma grande mudança em sua vida? Logo abaixo tem 6 sugestões de penitências legais da Quaresma que você pode fazer.

Sobre o nome quaresma, em sua maioria, o número 40 significa um tempo de preparação de alguém que terá algo novo e importante pela frente. Por Exemplo:

 Dilúvio: 40 foram os dias em que Noé, no antigo testamento, esperou as águas do dilúvio baixarem para começar assim um 'novo tempo'. "E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites." (Gn 7,12)

 ainda no Antigo Testamento: O profeta Elias esperou 40 dias em jejum enquanto Deus realizava milagres em sua vida. (I Reis 19,8)

► Dez Mandamentos: Moisés, para falar com o Senhor, subiu no monte e jejuou 40 dias "não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos" (Êx 34,28)

► Novo Testamento: 40 dias, foi o tempo em que Jesus passou em jejum e oração, reservado no deserto, antes de iniciar seu ministério ou 'vida pública', aos 33 anos. (Mt 4,2)

► ainda no Novo Testamento40 também foram os dias em que os apóstolos ficaram em comunhão com o mesmo Cristo após sua ressurreição (no domingo de páscoa), antes de expandirem a fundação da igreja católica. (At 1,3)


E vários outros momentos... Na religião cristã, a quaresma já é considerada o início da páscoa, pois a páscoa se divide em 3 momentos: 

1) Preparação: quaresma, os 40 dias que começam na Quarta-Feira de cinzas (após o carnaval) e terminam na Quinta-Feira Santa (antes do domingo de Páscoa);

2) Celebração: o fim de semana da Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa e;

3) Prolongamento oitava, isto é, um prolongamento festivo por oito dias. A oitava da Páscoa vai do Domingo da Páscoa ao domingo seguinte

Com isso, se faz e se pede algumas penitências neste tempo, a mais comum dentre os religiosos é não comer carne, principalmente carne vermelha.

Mas, se você não é nada religioso, ou um religioso nem tanto ''fiel'', pode aproveitar a Quaresma e fazer um pedido, tendo como propósito uma coisa que deseja muito. Aproveite para pedir algo muito importante em sua vida, o propósito deve ser realmente desejo forte

Muitas pessoas precisam de mudanças grandes em sua vida, seja arrumar um emprego, para alguns pode ser deixar um vício, pra outros ter uma melhor convivência na família ou com amigos e há também quem queira arrumar ou consolidar um relacionamento. o desejo da quaresma deve ser algo que você considere quase um 'milagre' acontecer em sua vida. O negócio é ficar neste tempo em propósito firme, desejando e buscando um objetivo.

Para isso, há a chamada penitência. Você se sacrifica em algum motivo para esta conquista como fizeram os homens da bíblia. Mas calma, não precisa ficar a pão e água ou necessariamente ficar sem comer carne. Ou seja, para "pagar" a penitência deste tempo você pode abster-se de uma coisa que deseja muito, que faz sempre, até todos os dias, para valer o sacrifício.


 Veja as 6 penitências legais da Quaresma que você pode fazer:

1 - COMIDA: Algumas pessoas adeptas às penitências da quaresma fazem o propósito de não comer algo por 40 dias. Ex.: não comer lanche, não comer pastel, ou então simplesmente deixar de comer frituras.

2 - BEBIDAS: Outras pessoas que tomam refrigerantes todos os dias, colocam isso em penitência. Não beber cervejas ou qualquer bebida de álcool pode ser uma grande penitência para alguns, ou então, simplesmente não tomar café por 40 dias já será um enorme desafio em busca de um grande desejo.

3 - ROUPAS: Uma coisa que quase não reparamos, mas influencia muito é não vestir uma certa cor de roupas. Por exemplo: preto. Você já reparou em seu guarda roupas como você faria se não vestisse alguma cor durante 40 dias? Ou então não vestir uma certa peça. Por 40 dias não usar bermudas ou shorts, somente calça.

4 - LUGARES: Frequentar ou então evitar lugares pode ser uma boa adaptação principalmente aos jovens. Não ir à balada por 40 dias. Passar por alguma rua todos os 40 dias. Não ir à casa de alguém durante a quaresma. Praticar caminhada em um específico local durante os 40 dias.

5 - PRÁTICAS: Parte do nosso convívio, as práticas são quase automáticas. São estas que devemos colocar em penitência na quaresma. Que tal 40 dias sem falar palavrão? Ou então ficar a quaresma sem brigar com ninguém? Você pode ainda não dirigir por 40 dias. Há pessoas que aumentam a penitência e ficam 40 dias sem sexo. você ficaria? 

6 - INTERNET: Esta deve ser a mais difícil de todas e com certeza vale um milagre muito grande para várias pessoas. Se ficar sem internet por 40 dias pode ser impossível pra alguns por conta de trabalho ou estudos, ficar sem participar de uma rede social já é uma penitência possível. 40 dias sem Facebook, ou então 40 dias sem Instagram, sem snapchat. A sua escolha depende de qual rede social você mais frequenta.

É quase uma gincana, mas duas coisas devem ser importantes: o pedido de algo realmente importante e a penitência de algo que realmente seja difícil. Durante este tempo não deve se esquecer da , seja em algo superior ou em um Deus específico, nos momentos da sua recusa lembre-se do propósito e tenha força. Se a recompensa é grande no final e a fé em si mesmo maior que tudo, digo: A quaresma vale a pena.

Fica o desafio, PENSE BEM, COMROMETA-SE, faça o pedido, faça a penitência, mas se esforce para não quebrá-la. Afinal de contas, como diz Santo Agostinho "Ore como se tudo dependesse de Deus. Trabalhe como se tudo dependesse de você". E boa Quaresma!

Um comentário:

Unknown disse...

Não entendi quando foi falado sobre quarenta dias sem sexo? Pra jovem? Não seria para casados???

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock