A comunicação abençoada na sua empresa.



Comunicar-se sempre foi essencial desde os primórdios! Confira o maior exemplo de comunicação (ou a falta dela), que deu origem a multiplicidade das línguas na terra, lembre-se: Não faça isso em sua empresa. Este não é um artigo religioso, porém, valemos de um dos livros mais antigos do mundo, e o mais vendido em todos os tempos para pensarmos um pouco sobre comunicação.

Após o grande dilúvio e a construção da Arca de Noé, o próximo episódio da Bíblia Sagrada revela a maior construção da humanidade. Ou pelo menos a tentativa dela. O capítulo 11 do livro de Gênesis conta que Deus, após ver que os homens ainda faziam coisas ao qual não o agradava, veio à terra intervir e destruiu este grande projeto.

Nos recentes capítulos (de 6 a 9), lê-se que Deus estava tentando construir a humanidade perfeita, tanto que a intenção do dilúvio era “limpar” a terra desta humanidade a qual Ele havia desgostado. Após o dilúvio, as gerações de Noé seguiram e procriaram e, vendo que já estava tudo abençoado e a humanidade seguindo como Deus previa, o capítulo 11 começa dizendo: “Toda a terra tinha uma só língua, e servia-se das mesmas palavras”.

A benção se instaurava até em pouco tempo, os homens começaram um “projeto inovador”, como conta os versículos 2, 3 e 4, explicando que os homens não queriam ser esquecidos na história e começaram aí uma construção diferente do que se via na época, que normalmente eram feitas de pedra e massa. Com tijolos que secavam ao sol, e no fogo, queriam criar uma torre que os levasse aos deuses, até os céus.

A intervenção divina neste grande projeto foi então confundi-los e tirar a comunicação de toda a equipe, como Deus fez isto? Acompanhe: 

Gen, 11-5 .Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens. Gen, 11-6. “Eis que são um só povo, disse ele, e falam uma só língua: se começam assim, nada futuramente os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos. 
Gen, 11-7. Vamos: desçamos para lhes confundir a linguagem, de sorte que já não se compreendam um ao outro.” 
Gen, 11-8. Foi dali que o Senhor os dispersou daquele lugar pela face de toda a terra, e cessaram a construção da cidade. 
Gen, 11-9. Por isso deram-lhe o nome de Babel, porque ali o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra, e dali os dispersou sobre a face de toda a terra.

Quando uma equipe não fala a mesma língua, não tem a mesa linguagem, não se comunica, não há projeto (por mais inovador que seja), que possa evoluir e garantir sucesso. Porém, como diz a própria passagem: Quando são um só povo e falam uma só língua, nada os impedirá de executarem todos os seus empreendimentos.”

Quer ter um projeto ou uma empresa de sucesso? Garanta que sua equipe fale a mesma língua e tenha a mesma comunicação, assim tudo dará “abençoadamente certo!”

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock