Estudantes protestam contra Sarney e são presos!

ultimo segundo

Um grupo de cerca de 25 estudantes de um movimento intiulado Coletivo Independente de Manifestações e Ativismo (CIMA) fez um protesto na tarde desta quinta-feira no Senado contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Ao menos nove deles foram reprimidos com truculência pela Polícia Legislativa. Enquanto eram encaminhados para a sala de segurança, os estudantes cantaram o hino nacional.

Após quase três horas detidos, todos foram liberados -- entre eles dois menores de idade. Um servidor da Câmara dos Deputados estava entre os manifestantes. Não havia servidores do Senado entre os participantes do protesto.O pai de uma menor que foi detida defendeu a filha: "Eu congratulo a minha filha. Brasília é uma cidade política e não dos políticos. Todo cidadão deve se comportar desta forma [se manifestar]".
O tumulto começou quando foram estendidos cartazes feitos em papel cartão com os dizeres “Fora Sarney”. Este é o mesmo grupo que nesta semana tentou entregar pizzas para o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), mas foi barrado antes de entrar no Congresso.

Pouco antes de serem agarrados pela Polícia do Senado, os estudantes ecoaram frases contra Sarney e outros senadores. “Estudante não pode entrar aqui e vai preso, mas os ladrões que roubam milhões ficam impunes”, bradavam.
A Polícia do Senado não disse que tipo de punição pode ser aplicada contra os manifestantes. Especula-se que, devido a alguns deles terem usado crachás antigos da Câmara para se infiltrar no Senado, o crime de falsidade ideológica pode ser caracterizado.Para justificar a detenção, a polícia afirmou que houve "perturbação da ordem".

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), José Nery (PSol-PA) e Cristovam Buarque (PDT-DF) se dirigiram ao local para tentar falar com a polícia ou com os estudantes. Suplicy disse também que vai propor ao presidente do Senado, José Sarney, que haja a liberdade de manifestação na Casa Legislativa.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Programa Aqui Tem Jovem | Dia Mundial do Rock