31.5.13

Joga Arroz

Pensando em um tempo em que as músicas eram protestos e "tiros indiretos", o projeto TRIBALISTAS se reuniu novamente pra lançar "Joga Arroz". 

11 anos depois de “Já Sei Namorar” e “Velha Infância”, Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown gravam de novo, desta vez para apoiar o casamento gay. Não será uma música para rodar nas rádios, mas terá público garantido. O QUE VOCÊ ACHOU?




15.5.13

Londrina pode chorar o "Leite Compen$ado"


O Ministério Público Estadual do Rio Grande do Sul (MPE) investiga a possível participação da Confepar, na adulteração dos leites Poly e Cativa.

Na operação “Leite Compen$ado”, desencadeada pelo Ministério da Agricultura e pelo MPE-RS, as marcas Goolac, Hollmann, Só Milk, Líder, Mu-mu e Italac, já tiveram as vendas de alguns lotes proibidas pelo MP pela adulteração ainda na fase de transporte do leite cru.

Agora a investigação vem até a Confepar já que a empresa adquiria o leite nos municípios gaúchos de Eugênio de Castro e Ibirubá, com a intermediação do veterinário Daniel Villanova, preso preventivamente desde o dia 8, quando o próprio Ministério Público e o Ministério da Agricultura deflagraram a operação.

Para realizar a investigação em Londrina, o MPE gaúcho deve contar com o apoio do Ministério Público do Paraná.

A Confepar, por intermédio de sua assessoria, em nota à imprensa, informou que "até o momento não recebeu nenhuma notificação oficial...no mercado há mais de 30 anos, sempre cumpriu com rigor seus procedimentos e controles internos de qualidade, com base na legislação vigente...e está à disposição do Ministério Público e demais órgãos fiscalizadores no decorrer das investigações".


A operação “Leite Compen$ado”, executada pelo Ministério da Agricultura e pelo MPE-RS, já revelou que algumas empresas teriam transportado cerca de 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013 com uma estimativa de que desse total, 1 milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados para aumentar o volume do leite transportado e o lucro sobre o preço do leite cru. Além de ureia com formol, o leite adulterado por empresas transportadoras do Rio Grande do Sul também estava contaminado por coliformes fecais.

13.5.13

Prof. Mario Cortella recebe Cidadania Benemérita


A Câmara de Vereadores realiza hoje, as 19h, a sessão solene para entrega do Título de Cidadão Benemérito de Londrina ao filósofo, mestre e doutor em Educação Mario Sergio Cortella, professor durante 35 anos (1977/2012) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e ex-secretário de Educação da cidade de São Paulo.

A iniciativa da homenagem foi do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Professor Rony (PTB) e contou com o apoio de parlamentares da Legislatura anterior. O projeto 73/2012 foi sancionado e transformou-se na Lei nº 11.603/2012. Mario Sergio Cortella nasceu em Londrina (PR), em 5 de março de 1954. Dos 18 aos 20 anos estudou e morou no Convento da Ordem Carmelita Descalça, em São Paulo.

Graduou-se em Filosofia pela PUC-SP e logo em seguida assumiu o cargo de Professor de Teologia e Ciência da Religião da mesma universidade, onde também foi professor do Departamento de Fundamentos da Educação. Também na PUC-SP concluiu o Mestrado e o Doutorado em Educação. É professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no Gvpec da FGV (1998/2010).

O filósofo foi Assessor Especial e Chefe de Gabinete do professor Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1990) e secretário da pasta no Governo Luiza Erundina (1991- 1992). Atuou como comentarista em diversos telejornais e emissoras de rádio da capital paulista, além de colunista da Folha de São Paulo no período de 2000 a 2004. Considerado um dos maiores pensadores brasileiros da atualidade, Cortella integrou o Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES/MEC de 2008 a 2001.

Em razão do eu vasto conhecimento acerca da doutrina da Igreja Católica foi comentarista convidado da Rede Globo para analisar os recentes episódios da renúncia do Papa Bento XVI e da eleição do Papa Francisco. Obras - É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Não Se Desespere! (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).

Logo após a sessão solene na Câmara de Vereadores, Mario Sergio Cortella vai coordenar palestra sobre o tema “Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar-se é perecer!”, dirigida a diretores e professores das redes públicas e privada de ensino, promovida pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado federal Alex Canzinai (PTB). As inscrições para a palestra estão esgotadas.

Não te representa? E você sabe quem te representa?


A Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888, completa hoje 125 anos. Com ela muitos conseguiram liberdade, mas até hoje brigam por representatividade. Vemos hoje que poucos na sociedade sabem o que quer dizer representatividade; Quero tomar um exemplo: 

Londrina tem como feriado, desde 2009, o Dia Nacional da Consciência Negra em 20 de Novembro, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. Esta é uma lei de autoria do advogado Tito Valle, que esteve como vereador de 2009-12, e colocou Londrina como a segunda cidade do estado a ter o feriado (desde janeiro, a capital também tem esta lei).

Mas neste ano foi autorizado o funcionamento do comércio no feriado municipal, a autorização judicial veio em decorrência de uma ação, movida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), alegando inconstitucionalidade da lei. Com isso, o Município de Londrina não pode mais impedir os estabelecimentos comerciais de funcionar no dia 20 de novembro. 

Não sendo reeleito para esta gestão o ex-vereador não tem a mesma facilidade para defender a lembrança da data, como teve para aplicá-la, cabendo agora a Prefeitura Municipal de Londrina cuidar deste assunto. O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) já divulgou que entrará com um recurso para reverter a ação que pede a nulidade do feriado da Consciência Negra e informou que defende e considera a comemoração legítima, mas com certeza não é a prioridade da prefeitura brigar pelo feriado.

Por hora, enquanto não se reverte, fica assim, os negros terão, disputando espaço com as comemorações desta data, o comércio Londrinense que não fechará suas portas. Isto por não considerarem quem por um item, ou por um tempo, os representou. 
Esta atitude ainda enfraquece os movimentos sociais que, quando querem seus direitos, ou movimentação, recorrem aos políticos para que as aplique. Os políticos por sua vez, podem analisar da seguinte forma: 

Para que defender um movimento, ou segmento, que não irá posteriormente o manter neste posto de representante? E ainda, poder “compar briga” com associações ou sindicatos que terão judicialmente espaço para reverter a situação? 
Isto seria perder o espaço político em mais de um segmento, o que traz para qualquer político o que exatamente ele não pode ter, inimizades e desconfortos. 

Melhor mesmo é pensar que os políticos não considerem desta forma, senão caem-se as representatividades por terra, e cada vez a política vai ficando isolada, cheia pessoas que NÃO LHE REPRESENTAM. Aliás, o povo vai continuar a não saber responder a pergunta:

QUEM TE REPRESENTA?

7.5.13

Cada um rema pra um lado diferente, por isso é difícil que o barco vá pra frente!


Reparem, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) mantém na cidade uma campanha chamada "Arma não é brinquedo" em vários meios de comunicação, inclusive, conscientizando lojas na venda de armas de brinquedo. 

No país todo está acesa a chama em torno da mudança da maioridade penal, principalmente depois de tantos crimes realizados por menores, muitas vezes até mandados pelos maiores de idade. 

Bem nessa época, uma publicação da Folha de Londrina conta que há alguns dias, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Emil Gonçalves, acatou o pedido de um estabelecimento comercial autorizando a venda de armas de brinquedo. 

Por mais que as armas não sejam "semelhantes, sequer similares a verdadeiras armas de fogo, possuindo cores vibrantes (…) e logotipos" (como diz o juiz no despacho e a Folha na publicação) é uma decisão judicial, não se questiona, deve ser respeitada, mas como segundo o secretário do Compaz, Luis Claudio Galhardi, destacou na reportagem, é um retrocesso.

Com tantos "incentivos" à criminalidade, não seria a hora de um olhar mais atento às mínimas coisas que incentivam jovens, crianças e adolescentes à violência? Temos aqui uma medida judicial vindo contra uma outra educacional, o que acontece e muito em todos os níveis de nosso país. Como se educa, conscientiza algo que a justiça ampara.

Por mais certa que seja a decisão do meritíssimo, observando a cultura de nosso país, isto será a "muleta" de muito comerciante para adicionar aos produtos de seu estabelecimento uma ou outra arma de brinquedo até que ele seja fiscalizado.

Aí lembramos no tema maioridade penal, e pensamos... O problema será a punição, ou a educação do jovem?

Ivete Sangalo, embaixadora da ONU


Quem assiste a novela que está passando às nove da noite na TV Globo, da autora Glória Perez, já sabe que está havendo uma discussão em torno do tema tráfico humano.

A clara influência ganhou peso com uma campanha, chamada Coração Azul, que já foi iniciada no Brasil e deve ser reforçada com uma cerimônia de lançamento amanhã, em Brasília.

Não somente para a campanha, mas também para dar mais mídia, visibilidade e credibilidade ao processo, a ONU (Organizações das Nações Unidas), nomeou hoje, para o Brasil, uma Embaixadora Nacional da Boa Vontade, na luta contra o tráfico de pessoas.

Para este cargo, precisavam de uma pessoa que se importasse com o tema e tivesse um "trânsito", opinião e "presença" forte não só no Brasil como também fora dele. E a escolhida foi nada mais nada menos que a cantora baiana Ivete Sangalo.

Agora a noeação da Embaixadora Nacional da Boa Vontade, na luta contra o tráfico de pessoas anunciada pelo Escritório das Nações Unidas hoje, deve acontecer oficialmente amanhã no evento da capital federal.

.

Carnaval de Londrina é alvo de acusação

Reprodução Revista Veja
Como se não bastassem várias histórias de fraudes que já surgiram em gestões passadas colocando as administrações públicas de Londrina em noticiário nacional, esta semana mais uma está se reproduzindo e desta vez em respeito ao Carnaval de Londrina 2013. 

A Revista Veja acusa o petista Londrinense, André Guimarães, hoje Assessor do deputado e vice-presidente da Câmara André Vargas, de ter utilizado a organização do carnaval deste ano em uma espécie de "patrocínio fantasma" para desviar recursos da Caixa Econômica Federal e da Petrobras, que segundo a revista, seriam em torno de R$180.000,00. (confira aqui).

A Veja trata o assessor como "especialista em difamar adversários do partido na internet" e já havia cido citado André Guimarães em outras matérias como um "ciberguerrilheiro" (clique aqui)

Desta vez, além dele, Stanley Garcia, presidente da Adecesc (Associação de Desenvolvimento Comunitário, Econômico e Social pela Cidadania), também é acusado de estar envolvido, já que a associação foi a organizadora do evento e pela acusação, teria falsificado cartazes com anúncios das estatais. 

Ontem, em entrevista à Rádio AM Terra Nativa, de Cambé, os dois tiveram a oportunidade de esclarecer a história e negaram as acusações. Segundo Stanley, o envolvimento de André Guimarães neste caso foi de indicação do Instituto Nijmeh para intermediar a captação do recurso. 

Já André, coloca em questão a índole da Revista Veja e dos jornalistas que o acusam, sendo que desde o mês de Março a revista, chamada por ele de tendenciosa, o persegue. 

Ouça as entrevistas na íntegra com as perguntas feitas pelos radialistas Ted Perez e Josmar Machado do programa Comunidade Urgente na rádio Terra Nativa.


6.5.13

Que tal aparecer no filme?

do site da Kinoarte

A Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina) e a produtora Filmes do Leste selecionam figurantes de ambos os sexos, com idade entre 18 e 35 anos para gravação do curta-metragem California Soul, dirigido por Artur Ianckievicz (Sylvia). 

O filme integra o projeto Londrina Sonora, que conta com realização da RPC TV (retransmissora da Rede Globo no Paraná). A gravação ocorrerá no Bar Valentino nos dia 18 de maio (sábado), entre 14h e 20h. 

Os interessados devem enviar um e-mail para contato@filmesdoleste.com com a seguinte descrição no campo assunto: figuração california soul. Mais informações pelo telefone 43 3037 8886 (Filmes do Leste). A estréia do filme California Soul será na RPC TV no dia 30 de junho de 2013.


2.5.13

Londrina em Debate


Não é de hoje que o transporte público em Londrina não agrada. Alguns reclamam dos ônibus no trânsito, outros reclamam do preço da tarifa, falta de cobradores, das filas, horários... e por aí vai. 

Hoje a população tem a chance de reclamar, debater, entender e explicar de frente com as autoridades responsáveis. Às 20h, os alunos do último ano de Jornalismo da UEL realizam um debate no Anfiteatro do Centro de Estudo Sociais Aplicados (CESA), no Campus Universitário.

Dentro do projeto "Londrina em Debate", que é realizado anualmente pelo curso, o evento tem como convidados:
-Presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Alberto Geirinhas;
-Membro do Movimento Passe Livre, Evaristo Colmán;
-Diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), Gildalmo Mendonça;
-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva.

Quem quiser saber mais: Tel (43) 9968-8791 ou (43) 9920-4761.


E quem não puder comparecer, pode assistir online no endereço www.ustream.tv/channel/londrinaemdebate.